Os Livros da Bíblia

Os Livros da Bíblia são indicados diferentemente nos cânones judaicos, católicos, protestantes, ortodoxa grega, ortodoxa eslava, Apostólica armênia e Igreja Siríaca, embora não haja sobreposições substanciais. Uma tabela comparando os cânones de algumas dessas denominações aparece abaixo, tanto para o Antigo Testamento e os Novo Testamento. Para uma discussão detalhada sobre as diferenças, consulte “cânon bíblico“.

As igrejas Ortodoxas Orientais podem ter pequenas diferenças em suas listas de livros aceitos. A lista dada aqui para estas igrejas é o mais abrangente: se pelo menos uma Igreja Oriental aceita o livro, é incluída aqui.

Tanakh ou Antigo Testamento

Na tabela, marca-se com um asterisco (*) um livro que está presente, mas em uma ordem diferente. Células vazias indicam que um livro que está ausente do cânone protestante; acentuando que os mesmos os retiraram tardiamente, tendo em vista que estabeleceram o seu cânone de forma final e definitiva no século XX, juntamente ao aparecimento das sociedades bíblicas, que vieram a retira-los, os livros em questão estavam no cânone desde o I século; livros esses que são freqüentemente chamados pelos protestantes de apócrifos, um termo que às vezes é usado especificamente e pejorativamente para descrever os livros no cânon católico (e da Igreja Ortodoxa) que estão ausentes da Bíblia Protestante, e como dito antes, embora esses mesmos livros não aceitos pelos protestantes já estivessem no cânone desde o I sécilo na igreja; católicos e ortodoxos descrevem esses livros como Deuterocanônicos.

Novo Testamento

Em geral, entre os grupos cristãos, o cânone do Novo Testamento é semelhante, embora a ordem de alguns livros possam variar.

A Igreja Ortodoxa Etíope têm mais alguns livros em seu cânone: Livro dos Jubileus, Livro de Enoque, e o Resto do Ensino de Baruc (4 Baruc).

O Peshitta exclui 2-3 João, 2 Pedro, Judas e Apocalipse, mas as Bíblias da moderna Igreja Siríaco-Ortodoxa incluiu mais tarde as traduções dos livros, juntamente com a declaração de Baruc. Ainda hoje, o lecionário seguido pela Igreja Ortodoxa Síria apresenta lições apenas dos vinte e dois livros de Peshitta.

Terceira epístola aos Coríntios foi, em tempos considerado pelos armênios ortodoxos, mas já não é impresso com modernas edições.

Anúncios

Um comentário em “Os Livros da Bíblia

  1. Jack*.:Zan disse:

    Nossa q bacana…ajuda e mto no entendimento ñ só para uso no curso, mas tbm para a catequese!!!
    Paz e Bem!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s